A peça que escolhi hoje chama-se Les mots sont allés para violoncelo solo de Luciano Berio escrita em 1979. O violoncelista russo Mstislav Rostropovich encomendou um conjunto de peças para violoncelo solo para comemorar os 70 anos do
regente suiço Paul Sacher sugerindo a utilização do hexacorde constituído pelas letras do nome de SACHER (Mib, Lá, dó, Si, Mi, Ré) como tema. Para os que não são do universo musical "partituresco", os nomes das notas em países anglo-saxões equivalem as primeiras letras do alfabeto: A, B, C, D, E, F, G, respectivamente, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol. O s em muitos caso da história foi traduzido em música como Mi bemol e o H como Sí natural, como ocorre nesta música. Esse procedimento de uso de letras como inspiração para melodias é um truque musical muito utilizado durante toda a idade média e costumava-se chamar de "soggetto cavato da vocale", ou seja: sujeito extraído da vogal (com perdão da imprecisão do meu italiano). Sujeito é o nome comum na renascença e barroco dado às melodias principais das obras, o que costumamos chamar por vezes de "tema". Retornando de nossa digressão explicativa, Luciano Berio foi um dos compositores convidados por Rostropovich e criou essa pequena pérola. "Les Mots sont Allés" (o título do youtube está errado) em uma tradução literal seria "As palavras foram" ou "As palavras sumiram", título escolhido como provável metáfora para a transformação gradual que Berio realiza ao longo da peça e que fazem com que a sequência de notas do tema inicial desapareçam. Vale ressaltar o cuidado timbrístico operado por Berio, nota a nota e o jogo de tensão e relaxamento sistemático criado pelo compositor através da manipulação rigorosa de intervalos e ritmos que construirão uma deliciosa viagem auditiva entre esses extremos perceptivos.
Ah! Para quem quiser saber coisas sobre o compositor: Site oficial
A fotinho do Luciano Berio acima foi retirada da web.
Espero que divirtam-se!!!!
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